Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget.

242 Wythe Ave #4, Brooklyn, NY 11249
1-090-1197-9528
office@ourbusiness.com

ASQ

AsQMoveOn: APS e gestão com geração de Valor em Saúde

Atenção Primária à Saúde (APS) na saúde suplementar é uma discussão que vem ocorrendo com mais frequência no Brasil e vem sendo fortemente impulsionada  diante do cenário do setor, como um modelo que tende a apoiar muito em sua sustentabilidade. Vista por muitos como um modelo que pode modificar a assistência em nosso país para melhor, a APS tem o potencial de melhorar a sustentabilidade dos sistemas de saúde e apoiar no enfrentamento aos principais desafios do setor. As experiências, oportunidades e evidências que a APS têm para a gestão com geração de Valor em Saúde foram o tema do segundo webinar da série AsQMoveOn. Nossa mentora estratégica em VBHC (Cuidado em Saúde Baseado em Valor), Marcia Makdisse, mediou uma conversa entre Vilma Dias, nossa Diretora de Mercado e de Relações Institucionais, Anderson Mendes, presidente da UNIDAS – Autogestão em Saúde, e Paulo César Prado Jr., superintendente executivo responsável pelo relacionamento com a rede referenciada na Bradesco Saúde e Mediservice. A partir das experiência destes especialistas, trazemos aqui alguns insights. 

APS para redesenhar o sistema de saúde

O modelo de APS pode ajudar a redesenhar o nosso sistema de saúde. Em vez de uma pirâmide, podemos pensar em uma rede capaz de proporcionar qualidade, organização e coordenação do cuidado para garantir a integralidade, ou seja, garantir que o sistema como um todo consiga dispor dos recursos que cada pessoa necessita para seu cuidado em saúde. Aliado a um trabalho de gestão de saúde populacional e estratificação de risco, a APS é capaz de responder com o que o beneficiário precisa, em que momento e o quanto isso irá custar. Assim, os tratamentos são mais assertivos e eficientes do que no modelo vigente, sendo que o cuidado está direcionado para atender a necessidade da condição de saúde da pessoa. Para engajar o beneficiário, cabe garantir que este terá acesso e cuidado planejado orientado para as suas necessidades, de acordo com a sua situação de saúde. Este cuidado coordenado ganha uma importante ferramenta de apoio: a tecnologia, tanto para o compartilhamento de informações entre os profissionais e serviços quanto para a obtenção de dados que irão orientar decisões, bem como interações com os beneficiários para melhor engajamento e orientação de saúde.

APS customizada para cada parceiro

Acreditamos e apostamos na APS. Nem todas as operadoras conseguem ter o próprio serviço e atuamos para viabilizar esta oferta de forma customizada para cada parceiro. Muitas pessoas ainda têm resistência com a atenção primária, buscando diretamente serviços de maior complexidade. Os últimos meses trouxeram lições e evidenciaram mudanças necessárias para os sistemas de saúde suplementar. Muitas delas já estão acontecendo, simplesmente porque os beneficiários mudaram sua forma de buscar acesso à saúde e experimentaram outras formas de cuidado, com uso da tecnologia. Acreditamos que uma boa gestão do cuidado é transformadora. Confiamos que a mudança de cultura virá quando as pessoas sentirem-se bem cuidadas, perceberem a qualidade e tiverem acesso a atendimentos resolutivos e organizados. A AsQ Saúde tem NPS na zona de excelência nos serviços que faz a gestão, resultado de tecnologia e equipes especializadas e incansáveis por uma saúde melhor. 

O próximo webinar AsQMoveOn será sobre Gestão do Paciente Internado e acontece no dia 8 de outubro, às 18h30. As inscrições já estão abertas neste link

Post a Comment