Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget.

242 Wythe Ave #4, Brooklyn, NY 11249
1-090-1197-9528
office@ourbusiness.com

ASQ

AsQ MoveOn estreia com webinar exclusivo sobre ACO

Na noite da última quarta-feira (09), a AsQ Saúde lançou o webinar AsQ MoveOn, o primeiro de uma série de eventos digitais, focados em estratégias para estimular a sustentabilidade na saúde suplementar.

E para começar, nomes de peso como Maureen Lewis, CEO da Aceso Global; Eduardo Maia, diretor nacional de inovação e estratégia da Amil e Marcia Makdisse, mentora estratégica em VBHC na AsQ Saúde e Vilma Dias, diretora institucional e de mercado na AsQ discutiram o tema Experiência internacional e nacional em ACO – Como organizar novos modelos e gerar valor no cuidado em saúde? 

O conceito de ACO

Autora de mais de 75 publicações de pesquisa e documentos de trabalho, além de cinco livros, membro de várias organizações internacionais, incluindo o Conselho de Relações Exteriores e o Centro de Desenvolvimento Global, Maureen Lewis iniciou falando sobre o conceito das Accountable Care Organizations (ACO). 

“Para dizer que se está trabalhando com uma ACO é necessário que se tenha alguns elementos. Primeiro, o enfoque é em atenção primária, pois é isso que falta quando há um sistema baseado em hospital. Segundo, tem que ter um sistema de informática bem forte, não somente prontuário eletrônico, mas toda a administração precisa estar baseada em tecnologia. Terceiro, esse sistema de gestão de dados precisa ser utilizado por médicos e enfermeiros. E finalmente um sistema de pagamento que incentive os operadores ou médicos“. 

A importância da equipe multidisciplinar

Com 29 anos de carreira e experiência como professor, pesquisador, gestor hospitalar e consultor para redes assistenciais, na área governamental e privada, além de empreender em áreas de disease management, terapia intensiva, Lean Health Care e educação a distância, Eduardo Maia comentou sobre a equipe multidisciplinar para mudar o comportamento das pessoas. 

“O saber não é suficiente para a mudança de comportamento. Então a importância da equipe multidisciplinar ganha relevância na forma como aborda a mudança de hábitos, especialmente dos pacientes com doenças crônicas”. 

Fatores de sucesso de uma ACO

Com certificação Green Belt em VBHC (Value-Based Health Care), Marcia Makdisse foi Gerente Médica de Cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein e é Embaixadora de VBHC para o Brasil da VBHC Center Europe. A cardiologista comentou sobre os fatores de sucesso de uma ACO e sobre a geração de valor.

“A tecnologia da informação é a diferença entre o sucesso e o insucesso de uma ACO. Ainda Assim, é necessário escolher indicadores que a equipe consiga atender em tempo real para que se garanta resultados. O que queremos entregar ao final é o valor em saúde e a ACO é um ótimo caminho para essa entrega”. 

O que esperar do futuro das ACO’s

Mestre em saúde coletiva, especialista em avaliação de tecnologia em saúde, saúde pública e em transformação digital, Vilma Dias, que também foi Consultora do Ministério da Saúde (APS) e do Hospital Italiano de Buenos Aires (APS), fala sobre o futuro da ACO.

“Acredito que temos que ser corajosos, criativos e começar para ter a oportunidade de medir o erro e caminhar para o acerto”, pontua. 

ACO é um modelo de gestão de planos de saúde com inovação disruptiva, tem como inspiração o modelo de organização de redes de saúde do Obama Care, chamadas de Accountable Care Organization (ACO). As ACO’s estão presentes nos Estados Unidos da América (USA) e se caracterizam como um modelo de gestão em que um grupo de  prestadores de serviços de saúde é responsável – conjuntamente – pelo cuidado em saúde de uma determinada população-gestão da saúde populacional. 

Este grupo de prestadores se responsabilizam por entregar serviços de qualidade com geração de valor em saúde (sustentados nas melhores evidências científicas) com cuidados coordenados de alta qualidade aos seus pacientes, com o objetivo de garantir que os pacientes tenham o cuidado certo no momento certo, evitando a duplicação desnecessária de serviços e consequentes desperdícios.

Aqui na AsQ acreditamos no potencial das Accountable Care Organizations, uma vez que essas organizações melhoram a qualidade assistencial e ainda contribuem para a redução de gastos. Em breve teremos novidades sobre esse assunto. 

Grande evento em novembro

E o segundo webinar da série AsQ MoveOn já tem data: 24/09. Este será mais um passo rumo ao grande evento, que ocorrerá em novembro. Fique atento as nossas redes sociais!

 

Post a Comment